Vitória - ES
Vitória - ES

Capital Vitória - ES                               
Area (Km²)   46 077,519
Números de Municípios 78
População estimada em 2010 3 512 672

 

 
Governador Lindenberg 1 - ES Governador Lindenberg 2 - ES Governador Lindenberg 3 - ES Governador Lindenberg 4 - ES

Governador Lindenberg - ES

Governador Lindenberg - ES             Espirito Santo - ES                               
População 10 874
Governador Lindenberg é um Município novo, com apenas 9 anos de Emancipação Política. Sua população tem orgulho em dizer que este município foi desbravado por sonhos e construído por muitos ideais, e através de sua luta, hoje o município se destaca no solo capixaba, tendo como potencial econômico a produção de Café Conilon e Coco Anão e Camarão.

A diversidade Cultural é fonte de desenvolvimento de um povo, não somente econômico, mas como meio de acesso a existência intelectual, afetiva e moral satisfatório, para qualidade de vida de uma sociedade.

O respeito e a valorização das diversidades culturais contribuem para a geração de emprego e renda de forma participativa e sustentável para o município.

Governador Lindenberg é um município brasileiro da Região Norte do estado do Espírito Santo.

Geografia

Sua população estimada em 2009 era de 10.420 habitantes. Governador Lindenberg faz parte da micro-região expandida Norte do Espírito Santo e limita-se com os municípios de Linhares, Colatina, São Domingos do Norte, Rio Bananal e Marilândia. É composto pela sede e o distrito de Novo Brasil, possuindo 23 comunidades. Seu relevo é montanhoso com algumas regiões de várzeas. A altitude média é de 150 metros, com máxima de 849 m e mínima de 49 m. O clima é quente com temperatura média de 28 a 30 graus centígrados.

Economia

A economia do município está baseada no café, no coco e outros produtos agrícolas. Governador Lindenberg tem se destacado nos últimos anos pelo setor de extração de rochas ornamentais. No ano de 2006, o munício foi o que teve maior crescimento do PIB per capita, em relação ao ano de 2005. Em 2007 tornou-se destaque estadual tornando-se o maior produtor de camarão da malásia do estado.

Turismo

Como opção de turismo, o município oferece a Pedra de Santa Luzia que é procurada por muitas pessoas para escalada. Além disso, há cachoeiras e bicas d'águas Como a bica 3 irmaos rancho fundo etc...

O município já teve três denominações. Seu primeiro nome foi 51, referindo-se às estacas numeradas que ficavam no local e serviam de ponto referencial para quem desejasse viajar para Terra Alta, Colatina e Linhares.

Depois por razões políticas, passou a se chamar 15 de Novembro. E seu último nome foi em homenagem ao ex-governador Carlos Lindenberg. Em 1968, o governador foi procurado pela comunidade com a proposta de puxar a energia elétrica de Novo Brasil (20 km) para a região e, se fizesse isso, o local receberia seu nome. O governador aceitou a proposta e poucos dias depois Governador Lindenberg passou a ser distrito.

Em 29 de junho de 1997, o distrito de Governador Lindenberg emancipou-se de Colatina. Uniram-se Novo Brasil, Córrego Moacir, Governador Lindenberg e outros córregos para formar o município. Em 2001 foi adotada a bandeira, e o brasão de armas, este desenhado por Moisés de Souza Dalfior.

O município se destaca no solo capixaba, tendo como potencial econômico a produção de café conilon, criadores de peixe e camarão que hoje é a mais desenvolvida no município, eucalipto, pimenta do reino, coco anão e o pequeno comércio local, aos poucos esta mostrando que tem força e capacidade para se desenvolver e ampliar ainda mais as suas potencialidades.

Contamos ainda com uma cultura bem diversificada atingindo todas as etnias; dentro dos eventos culturais temos as tradicionais festas que se destacam:

• Festa de Corpus Christi; • Festas Religiosas de Padroeiros; • Festa de São Sebastião (padroeiro do município); • Festa de São José padroeiro da cidade; • Festa de São Benedito (com festa do congo); • Festa de Emancipação política; • Cavalgada • Caminhada ecológica de Santa Rosa de Lima; • Festa de Nossa Senhora Aparecida; • Festa de reveylon e benção dos caminhoneiros • Feira do camarão. Justifica-se pelo fato de que o município é o maior produtor de camarão de água doce do estado do Espírito Santo (camarão da Malásia);

Este resgate foi muito importante, pois um dos principais objetivos foi manter vivos os hábitos e costumes dos cidadãos Lindenberguense, proporcionando a integração das comunidades e da população com municípios vizinhos.

Enfim, Governador Lindenberg está em seu 3º mandato administrativo e através de um trabalho de responsabilidade, seriedade e transparência o Prefeito Municipal juntamente com a população, vem lutando para o crescimento e desenvolvimento contínuo do município.

Área total: 360,4 km² Habitantes: 10.623 Municípios vizinhos: Colatina, Linhares, Marilândia, São Domingos do Norte, Vila Valério, Rio Bananal.

Distritos: Novo Brasil, Morello.

Hidrografia: Córrego Moacir

Símbolos do Município: Brasão: desenhado por Moisés de Souza Dalfior.