Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Apuiarés 1 - CE Apuiarés 2 - CE Apuiarés 3 - CE Apuiarés 4 - CE

Apuiarés - CE

Apuiarés - CE                                  Ceará - CE                                        
População 13.927
Apuiarés é um município brasileiro do estado do Ceará,

localizado na microrregião do Médio Curu, mesoregião do Norte Cearense. Sua área é de 565,1 km² que corresponde a 0,27% da área do estado do Ceará.

História

Localizado na região onde habitavan os índios tapuias, canindés e, no século XIX, surge um núcleo urbano a partir de uma capela.

Suas raízes datam do Século XIX, com a denominação de Arraial do Jacu. Criou-se o Distrito de Paz consoante Lei nº 1.153, de 24 de novembro de 1864, já existindo considerável número de habitantes.

Com a criação do Distrito de Pentecoste (lei nº 1.300, de 31 de dezembro de 1869), perdeu Jacu os seus privilégios distritais, vindo a recuperá-los segundo Lei nº 1.330, de 10 de outubro de 1870.

Evolução Política: Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei nº 3.529, de 25 de janeiro de 1957, tendo sido instalado a 1º de março do mesmo ano.

Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial datam dos idos de formação gregária, quando terá sido edificada a respectiva capela, havendo como precedente de assistencialidade religiosa o padre Manuel Ribeiro e como patrono São Sebastião. O paroquiato tem como instrumento de criação a Provisão de 2 de fevereiro de 1946, da qual foi signatário o Arcebispo de Fortaleza, D. Antônio de Almeida Lustosa, envolvendo as Freguesias de General Sampaio e Tejuçuoca.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido na proção oeste do território e tropical semi-árido brando na porção leste com chuvas concentradas de fevereiro a abril. A média anual registrada na sede é de 763 mm.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são o rio Curu e riachos dos Tanques

Relevo e solos

As principais elevações são o serrote Tamanduá e a serra Pintada.

Vegetação

Caatinga arbustiva densa.

Pontos Turisticos

Capela de São Francisco

Fundada desde 1993, as missas da capela de São Francisco, que fica na sede do município, acontecem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, às 19h. A festa de São Francisco é realizada no período de 2 a 12 de outubro.

Praça José Alves

Conhecida popularmente como Praça da Matriz, o local foi inaugurado no dia 27 de julho de 1985. Seu nome verdadeiro é prefeito José Alves Filho, em homenagem feita pela Prefeitura Municipal e do povo de Apuiarés ao primeiro prefeito da cidade.

A praça pública está sempre a disposição da sociedade para passeios, encontros de grupos de jovens, além de outras programações

Rio Curú

Tudo começou com uma cacimba de areia. Na época das cheias, o açude de General Sampaio sangrou, transformando a cacimba em um rio com aproximadamente 300 metros de largura, que atualmente está coberto pelo mato.

O rio é uma das principais formas de manter a agricultura local. Hoje existem várias plantações ao redor tais como feijão, milho, mamão e outros produtos agrícolas, além da pesca, que trouxe muitos peixes para a alimentação da comunidade. O rio também serve de lazer para a criançada que se divertem tomando banho.

Praça Lauriston Ferreira Gomes

A Praça, construída na década de 90, foi nomeada de Lauriston Ferreira Gomes em homenagem a esse homem por ter contribuído muito no desenvolvimento de Apuiarés na década de 20. A Praça é localizada na Avenida Gomes da Silva s/n.

Igreja Matriz São Sebastião

Em 1869, o Bispo da Diocese Dom Luis Antônio dos Santos anuncia que Jacu (antigo nome) passaria a ser capela, sendo que esta foi construída no ano de 1853. Em 2 de fevereiro de 1946 passou a ser Paróquia, pelo Decreto de Nº 32, conferido pelo Arcebispo de Fortaleza.

A Paróquia de São Sebastião está situada a Rua 25 de janeiro, 381 – Centro e tem como padroeiro o santo São Sebastião. Seus festejos acontecem de 10 a 20 de janeiro. A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada entre os dias 05 a 15 de agosto. Temos como pároco atual o padre Antônio Simplício de Andrade e Vigário Paroquial, Padre Antônio Soares Moura (Cesanildo).

Praça São Sebastião

A Praça de São Sebastião, localizada na Avenida Gomes da Silva s/n, foi a primeira praça a ser construída em Apuiarés.

A Praça oferece uma televisão comunitária que atrai grande parte da comunidade ao local.

Olimpiadas

Um das pricipais atrações de Apuiarés vem ser as "Olimpiadas de Apuiarés", sendo essas realizadas entre a 2° e 3ª semana de Julho tendo como encerramento a festa do "Chitão".

Economia

    Agricultura: algodão, banana, caju, mandioca, milho e feijão.
    Pecuária: bovinos, suínos e avícola
    Indústria: tem duas, uma de mobiliário, e outra de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couros e peles.


Cultura

O principal evento cultural é a festa do padroeiro, São Sebastião.