Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Banabuiú 1 - CE Banabuiú 2 - CE Banabuiú 3 - CE Banabuiú 4 - CE

Banabuiú - CE

Banabuiú - CE                                  Ceará - CE                                        
População 17.320
Banabuiú é um município brasileiro do estado do Ceará.

História

Localizado no território de várias etnias indigenas como: Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ariu, este começou a ser colonizados através das entradas do sertão-de-dentro e a expanção da pecuária o Ceará, na época da carne seca e do charque. Laranjeiras, antigo distrito de Quixeramobim, foi o núcleo central do município de Banabuiú, tendo sua autonomia política declarada pela primeira vez no dia 29 de outubro de 1918 com a publicação da Lei nº 1.613. Contudo, laranjeiras voltou à condição de distrito de Quixadá em 1938 com a publicação da Lei Nº 448 de 20 de dezembro de 1938. A Lei nº 1.114 de 30 de dezembro de 1943, trocou a denominação de Laranjeiras para Banabuiú, mas apenas em 25 de janeiro de 1988 com a Lei nº 11.427, Banabuiú foi elevado em definitivo à categoria de município.

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Banabuiú. A Prefeitura municipal de Banabuiú atualmente é dividida em sete secretarias: secretaria de Agricultura, secretaria de Ação Social, secretaria de Comércio, Esporte, Turismo e Juventude, secretaria de Obras, secretaria de Finanças, secretaria de Saúde e por última, secretaria de Educação.

Subdivisão

O município tem 5 distritos: Banabuiú(sede), Laranjeiras, Pedras Brancas, Rinaré e Sitiá.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 782,9 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

O município está localizado na bacia hidrográfica do rio Banabuiú e em seu leito está construído o Açude Arrojado Lisboa, ou Banabuú, como é mais conhecido. Outro importante rio é o Sitiá que desagua no Banabuiú no distrito de Sitiá e que no território de Banabuiú fica a parede do Açude Pedras Brancas. Outras fonntes hídricas são os riachos Cruxoti e Pimenta. Banabuiú (município) encontra-se na sub-bacia hidrográfica de mesmo nome, pertencendo a bacia do Jaguaribe, sendo portanto um grande acumulador de água através dos cursos d'água que chegam ao seu rio principal "Banabuiú".

Relevo e solos

As principais elevações são as serras, destacando-se as serras da Passagem, do Logrador e dos Tanquinhos. Solos arenosos e coesivos no estuário do rio, mas em geral arenos como solos predominantes.

Vegetação

A caatinga é a vegetação predominante. Mas podemos encontrar áreas de cajueiros e carnaúcas, em especial ao longo do rio.

Economia

Destaca-se a agricultura desubstência e comercialização de algodão arbóreo e herbáceo (bem menos), caju, milho e feijão. Atualmente destaca-se a plantação de hortas no estuário do rio Banabuiú. A criação de bovino, suíno e avícola é o destaque da pecuaria banabuense. Com relação à economia e de acordo com registros do IBGE, Banabuiú conta com 82 empresas registradas no CNPJ. A principal fonte de renda na zona rural é a agricultura, a pesca e a pecuária e na sede, a principal fonte de renda é o comércio e os empregos ofertados por duas indústrias: a LIBRA LIGAS DO BRASIL S/A, fábrica de ferro silício e a CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) que tem por finalidade principal levar, através de linhas de transmissão, energia até a capital cearense Fortaleza além dos empregos ofertados na Prefeitura Municipal de Banabuiú. Podemos encontrar algumas madereiras, fabricas de derivados de lactínios e uma incipiente produção artesanal.

Cultura

Os principais eventos são:

    Semana do Município (18 a 25/janeiro)
    Festa de São Sebastião - No Distrito de Laranjeiras (20/janeiro)
    Carnaval das Águas (fevereiro)
    BANARTES - Feira de Artes de Banabuiú (junho)
    Nossa Senhora de Fátima - Padroeira (13/outubro)
    Festa de Nossa Senhora da Conceição - No Distrito de Sitiá (08/dezembro)