Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Boa Viagem 1 - CE Boa Viagem 2 - CE Boa Viagem 3 - CE Boa Viagem 4 - CE

Boa Viagem - CE

Boa Viagem - CE                             Ceará - CE                                       
População 52.521
Boa Viagem é um município brasileiro do estado do Ceará,

localizado praticamente no centro do estado do Ceará, na microregião do Sertão de Quixeramobim, mesorreguão dos Sertões Cearenses. Centro Urbano importante possui um Aeroporto Coronel Virgílio Távora, destinado para aeronaves de pequeno porte.

História

As terras situadas entres as serras de Santa Rita e das Batatas, eram habitadas por etnias de tronco Tupi, como os Kanindé, Carariu, Candodu, Jucá, a partir do século XVII, surge como núcleo urbano, devido as entradas de religiosos, que tinha o intuito de catequizar os indígenas, e as concessões de semaria a fazendeiros com o intuito de implementar a pecuária do Ceará, no período econômico de carne de sol e charque.

Geografia

Clima

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 717,7 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são so rios: Quixeramobim, Barra Nova,Barrigas, Boa Viagem, Boa Vista, do Capitão-Mor, Jacaúna, Santo Antônio, São Cosmo, Ipu, Tapera e diversos riachos que fluem no rio Quixeramobim, que no município é conhecido como Rio Juazeiro. Seus principais reservatórios de água são os açudes: Boa Viagem, Capitão-Mor, Fogareiro, José de Alencar, José Vieira Filho(Vieirão), Monsenhor José Cândido, Presidente Tancredo Neves, Rufino Gomes da Silva e São José.

Relevo e solos

Localizado num território com vastantes variações topográfica, possui varias elevações como as Serras: do Barbatão, do Gavião, Santa Rita, Riachos, Trapiá dos Cachorros, da Conceição, Fernandes, Porcos, Barrigas, Estreito, Capitão-Mor, Ipu, São Cosme, Santo Antônio e Amaro.

Vegetação

A vegetação é típica das áreas semi-áridas dos sertões do Ceará, composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa, com árvores de pequeno porte: marmeleiro, jurema, pau branco, angico, aroeira, pereiro, juazeiro e várias espécies de cactus.

Economia

Agricultura

Os principais produtos produzidos no município são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, milho, mamona e mandioca. Existe ainda o cultivo de fruticultura e hortaliça.

Boa Viagem, antes do aparecimento da praga do Bicudo, por volta de 1986, configurava entre os dez municípios maiores produtores de algodão do estado. Em 1973, por exemplo, produziu um milhão de arrobas.

Indústria

O município é sub-industrializado contando com apenas poucas fabricas de confecção, alimentos e calçados, além da exploração de uma mina de cal para industria de tintas.

Comércio

A economia do município de Boa Viagem, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Viagem, depende principalmente, no setor terciário, do (comércio e dos serviços) que são responsáveis por uma grande parcela do PIB municipal, além de ocupar grande parte da população economicamente ativa.

O comércio do município está concentrado no Centro da cidade, onde recebe semanalmente milhares de moradores das áreas rurais e de municípios vizinhos como: Madalena, Pedra Branca e Monsenhor Tabosa.

Dentre as empresas deste setor, destacam-se os atacadistas, que abastecem os pequenos estabelecimentos comerciais dos distritos e dos municípios vizinhos, e os estabelecimentos de comércio varejista, que estão voltados, basicamente, para os moradores da cidade e da zona rural.

Turismo

Na sede do município fica o Museu Prof. Cicero Pinto do Nascimento uma das atrações turísticas.

Embora inexplorado, o turismo no município de Boa Viagem apresenta grande potencial, especialmente para os de turismo de negócios, turismo de eventos, agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura, turismo religioso e turismo arqueológico. A região é dotada de belezas naturais e de uma variedade de paisagens como:

    Cachoeira dos Ferreiras
    Cachoeira do Sibiró
    Cachoeira das Almas
    Inscrições rupestres.

E por conta do clima, Boa Viagem é uma região que favorecem a prática de esportes radicais como vôo livre, parapente, rally, asa-delta, trekking, orientação e rapel.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

    Festa da padroeira: Nossa Senhora da Boa Viagem(01.janeiro)
    Vaquejadas
    Cavalgadas
    Carnaval
    Reisados
    Pastoril
    Prados