Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Brejo Santo 1 - CE Brejo Santo 2 - CE Brejo Santo 3 - CE Brejo Santo 4 - CE

Brejo Santo - CE

Brejo Santo - CE                              Ceará - CE                                       
População 45.190
Brejo Santo é um município brasileiro localizado na microregião de Brejo Santo, mesorregião do Sul Cearense. Sua população estimada em 2010 é de 45.114 habitantes.

História

As terras localizada no sopé da Chapada do Araripe, eram habitadas pelos índios Kariri[6], antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariri, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Brejo Santo como núcleo urbano surgiu neste contexto ao redor de uma fazenda.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 934,1 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

O município está localizado na bacia hidrográfica do rio salgado, um afluente do Jaguaribe, com os riachos: do Bálsamo, Jenipapeira e dos Poços. Também se localiza em Brejo Santo o Açude Atalho que tem capacidade de armazenar 108 milhões de metros cúbicos de água. Este açude será o reservatório de entrada das águas do projeto de transposição do rio São Francisco, o que tornará a cidade uma possível recebedora de projetos de desenvolvimento agrícolas e industriais. Além disso espera-se a construção da ferrovia transnordestina, que deverá impulsionar ao setor primário e secundário de toda a região.

Relevo e solos

Localizado no sopé da Chapada do Araripe, uma fértil do sul cearense. Apesar da infinidade de tipos de solos presentes no município destacam-se, duas espécie de solos – que predominam são eles: o V3 e o PE25. Ambos são constituídos principalmente de argila, predomina a cor marrom escura e é intercalada de lentes de argila cinza esverdeada. O solo tipo V3 abundante nas proximidades do Riacho Jenipapeiro, nas regiões do Poço e também no Riacho dos Porcos. Já o solo tipo PE25 pode ser encontrado no restante do município. Constitui-se de un solo mais rico para o cultivo As principais elevações são as serras: da Balança, do Araripe, Canabrava, do Poço e Cacimbas.

Vegetação

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Economia

É um dos maiores produtores de feijão e milho do estado do Ceará. Com uma agricultura diversificada, contando com projetos de fruticultura irrigada (uva, banana e coco) e uma pecuária, com um grande número de projetos e produção de leite em regime intensivo (pastejo irrigado), contando com um dos maiores rebanhos de gado Nelore do estado do Ceará. A sede do município é cortada pela rodovia federal BR-116 e se tornou a cidade-centro da vigésima região administrativa do estado, Cariri Oriental, e pólo de desenvolvimento do sul do Ceará. O setor terciário teve um impulso nas últimas décadas, tornado a cidade um centro comercial e de profissionais liberais para toda a região. O município é um dos três maiores centros comerciais da região, ao lado de juazeiro do norte e crato.

Cultura

O principal evento cultural é festa do padroeiro: Sagrado Coração de Jesus(04.09)

vaquejada - realizada no final de agosto, periodo que concentra a semana do municipio, atrai pessoas de toda a região.