Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Caririaçu 1 - CE Caririaçu 2 - CE Caririaçu 3 - CE Caririaçu 4 - CE

Caririaçu - CE

Caririaçu - CE                                   Ceará - CE                                        
População 26.387
Caririaçu é um município brasileiro do estado do Ceará.

Sua população estimada em 2004 era de 27.998 habitantes, e em 2006 foi estimada em 28.996. De acordo com o Censo 2010, a cidade possui 26.087 habitantes. Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri
É ainda a terra natal do famoso comerciante cearense Seu Lunga e do jurista e esctitor Raimundo de Oliveira Borges.

História

As terras da serra de São Pedro eram habitadas pelos índios Kariri, Guari, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, criadas a partir do século XIX, surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.
Geografia

Clima

Tropical quente entre os meses de setembro a novembro,mas bastante frio nos meses de junho a agosto.Semi-árido com pluviometria média de 1.170,4 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Salgado, sendo elas os riachos: Damião, do Jenipapeiro, do Jupari, dos CarneirosMunlugu, Oitícica, Rosário, Samambaia, São Lourenço e outros tantos.Existem ainda diversos pequenos açudes, sendo o maior o açude Manoel Balbino. Atualmente a sede do município é abastecida com as águas do Açude São Domingos.

Relevo e solos

As principais elevações são: Situado ao lado norte da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar.As principais elevações são as serras: de São Pedro, do Boqueirão e Verde

Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

Vegetação

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Economia

A base da economia local é a agricultura de algodão arbóreo e herbáceo, banana, cana-de-açúcar, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola; e uma indústria de perfumaria, sabão e velas.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

    Festa do Padroeiro: São Pedro-De 20 a 29 de Junho
    Festa do Município-Dia do Município 18 de Agosto