Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Cariús 1 - CE Cariús 2 - CE Cariús 3 - CE Cariús 4 - CE

Cariús - CE

Cariús - CE                                       Ceará - CE                                         
População 18.567
Cariús é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2004 era de 18.892 habitantes.

História

As terras entre as serras: dos Bastiões, das Palmeiras, da Quicumca e de Santa Maria eram habitada por diversas etni índigenas tais como os: Juca, Quixará, Quixelô, e com a expansão das missões índigenas, da peruária e busca do ouro sul no Ceará, surge o povoado de Poço de Paus. A condolidação deste se deu partir dos anos 1920, pelos projetos do então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa: a construção da estação ferroviária de Poço dos Paus, parte do projeto da expansão da Estrada de Ferro de Baturité em direção do Crato e a construção de armazéns e acampamento para trabalhadores da construção da barragem do projeto da construção da baaragem do açude sobre o rio Cariús pelo DNOCS. Neste contexto antigo destrito de São Mateus, deselvolve-se até a emacipação como município. A história do nosso município começa em 1920, quando o Paraibano Epitácio na presidência da República, inclui no seu plano de salvação de Nordeste a construção de gigantescas barragens no território cearense. Uma delas POÇO DOS PAUS seria construída para barrar as águas do Rio Cariús, com capacidade de um bilhão de metros cúbicos; foi o ponto inicial do povoado e futura cidade. Pouco tempo depois foi erguida uma igrejinha, caracterizando a existência de uma típica vila do interior cearense. Em 1924, outro governo sucedeu-se ao de Epitácio Pessoa e as obras foram suspensas. Foi tamanho o seu progresso, que em 31 de março de 1938, pelo decreto de lei nº 169, o povoado foi elevado a categoria de vila, pertencendo ao município de Jucás, antigo São Mateus. O primeiro capelão foi o Padre Emídio Cabral que passou 3 anos na sua função. Na ausência do mesmo, ficou atendendo vigário de Jucás Padre Pio Pinho de Oliveira . Em 1938., veio um novo capelão Padre José Sobreira que passou 3 anos. O Padre Sobreira construiu a capela –mor, uma obra de arte do professor Italiano Augustinho Odísio. O município de Cariús, bem como os distritos de São Sebastião, São Bartolomeu, Bela Vista e Caipú, foram criados através da Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, no governo Raul Barbosa. No dia 03 de outubro de 1954, teve sua primeira eleição.

A instalação oficial e solene aconteceu no dia 25 de março de 1955, com a posse do prefeito eleito, Sr. Silvestre Almeida Duarte.

Cariús é palavra indígena tupi e significa segundo Tomás Pompeu Sobrinho "rio do cari", de cari peixe de água doce.

Cariús é o nome do rio afluente do Jaguaribe, que banha a cidade e desemboca a margem direita à 02 Km, abaixo da cidade.

O nome primitivo Poço dos Paus, vem dos poços que são formados em vários morros de vegetação cerrada, Cariús é Palavra tupi.

O município de Cariús ocupa uma área de 1.075 km² e de acordo com o censo de 2000, toda população incluindo zona rural e urbana é de 18.418 habitantes. Estamos localizados na Região Centro Sul do Estado, a 420 km da capital, à 36 km de Iguatu e a quatro km da cidade de Jucás. Limitando-se com os seguintes municípios: ao norte Jucás e Iguatu; ao sul Farias Brito e Várzea Alegre; ao leste Cedro e Várzea Alegre e ao Oeste Tarrafas e Saboeiro.

Hoje nosso anseio maior é a melhoria do índice de condição de vida, atualmente abaixo da média. A meta principal é crescer, incluindo neste crescimento os cidadãos que se encontram historicamente ausentes do processo.

Procuramos desenvolver um trabalho para a melhoria dos mesmos. Sabemos que inclusão é um fator determinante para melhoria desta condição e que iniciativas tanto do poder público quanto do poder privado serão relevantes para melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

A economia do Município baseia-se na agricultura e pecuária, sendo formada por produtores rurais caracterizados como familiar. A população rural é bastante carente, sobrevivendo da agricultura familiar a criação de pequenos rebanhos de ouvinos caprinos e suínos. A apicultura revela-se como uma cultura alternativa e que já temos vários pequenos produtores espalhados por todo o Municipio.

Economia

A base da economia local é a agricultura: algodão herbáceo e arbóreo, arroz, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda existem 2 indústrias: uma de Produtos alimentares e outra de produtos minerais não metálicos. Em suas terras foram registradas ocorrência de Magnesita, Calcario(Calcita), sob forma Cristalina, Ametista (uma variedade do Quartzo).

Cultura

O principal evento cultural é a festa da padroeira: Nossa Senhora da Auxiliadora(08.setembro).