Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Cascavel 1 - CE Cascavel 2 - CE Cascavel 3 - CE Cascavel 4 - CE

Cascavel - CE

Cascavel - CE                                   Ceará - CE                                         
População 66.124
Cascavel é um município brasileiro da Região Metropolitana de Fortaleza, do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 é de 65.607 habitantes. Há 46.222 cidadãos eleitores.

Em Cascavel acontece a Feira de São Bento, a segunda maior Feira Livre do Brasil, depois Feira de Caruaru, em Pernambuco.

É também a terra natal do empresáio: Chanceler Edson Queiroz.

História

As terras às margens dos rio Choró e o rio Piranji, e a zona costeira da embocadurado rio Choró eram habitadas por diversas etnias índigenas, entre elas os Potyguara, os Jenipapo-Kanyndé, os Anacé, Jaguaribaras e tantas outras.

Com a definitiva ocupação da terra do Ceará, depois do Tratado de Taborda, as terras do atual município de Cascavel receberam a visitas de missionários católicos da Missão Apostolada que tinham planos de construir um missão índigena que aglomerassem as diversas tribos índigenas e foram doadas as diversas famílias via as semarias.

A missão índigena nuna aconteceu, mas um templo foi construído:capela do reduto, dedicada a Nossa Senhora do Ó.

Com o ciclo da carne-seca e charque, Cascavel se destaca como um entreposto comercial e de hospedagem entre Fortaleza, Aquiraz e Aracati, e devido a produção da cana-de-açúcar no sólo fértil do município.

Um segundo templo construído foi a igreja Nossa Senhora da Conceição, em substituição a padroeira anterior, que mais tarde seria a igreja matriz.

A redor da capela de Nossa Senhora do Ó, as fazendas de cana-de-açúcar e do comércio(Feira de São Bento) desenvolveu-se o atual centro urbano comercial e urbano.

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Cascavel.

Subdivisão

O município é dividido em distritos: Cascavel(sede), Cristais, Jacarecoara e Pitombeiras.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1300 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Metropolitana, sendo elas os riachos: Malcozinhado, dos Angicos, e Baixa do Feijão; os córregos das Cabras e do Cajueiro e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles os de maior capacidade de armazenação de água são o Açude do Malcozinhado e o Açude Pacajus.

Relevo e solos

As terras de Cascavel fazem parte da zona costeira, com muitas dunas, ondulações e poucas elevações, a maior elevação é a serra Mataquiri.

Vegetação

A boa parte do território é coberto várias espécies de mata serrana, cerrados, caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros, mais próximos ao litoral. Apresenta também regiões de mangue próximo à foz do rio Choró.

Aspectos Socioeconômicos

A maior concentração populacional encontra-se na zona litorâna. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.

A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Aracati via a BR-116 ou CE-040. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são assecíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.

A economia local, quanto a renda interna Per capita é o oitavo dentre os quinze mais ricos municípios do Ceará, e é baseada na agricultura: produção de caju, côco-da-Bahia, cana-de-açúcar, mandioca, milho e feijão.; pecuária: bovino, suíno e avícola. Cascavel possui um pólo industrial com 31 indústrias:duas químicas, duas de bebidas, uma metalúrgica, uma de perfumaria, sabões e velas, uma do mobiliário, três de produtos minerais não metálicos, cinco de produtos alimentares, cinco de madeiras, dez de vestuário, calçados e artigos de couro e peles e outra de serviços de construção.

No polo industrial na localidade de Moita Redonda, conta com indústrias como: a Empresa Multinacional Eagle Ottawa, importadora de couro, Cascaju , Zappi Shoe Calçados e a Cascavel Couros Ltda (Grupo Bertin S/A).

Outra fonte de renda do município é artesanato de cerâmica(potes, jarros, e esculturas) num povoado um tanto distante da sede do município. Além de cerâmica, há também os móveis fabricados em cipó de fogo.

O turismo também é uma das fontes de renda devido ao comércio(Feira de São Bento, uma feira a céu aberto que é realizada todos os sábados do ano) e as belezas naturais como as praias:

    Águas Belas
    Barra Nova
    Barra Velha
    Balbino
    Caponga


Cultura

Os principais eventos culturais são:

    Festa da Padroeira: Nossa Senhora da Imaculada Conceição(24 de dezembro até 1 de janeiro).
    Festa de São Francisco, uma novena que acontece de 24/09 até o dia 04/10
    Santas Missões Populares