Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Catunda 1 - CE Catunda 2 - CE Catunda 3 - CE Catunda 4 - CE

Catunda - CE

Catunda - CE                                   Ceará - CE                                        
População 9.951
Catunda é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 12.109 habitantes.

História

As terras situadas entre as serras: das Matas e das Matinhas; e às margens do rio dos Macacos eram habitadas por diversas etnias, entres elas os Tupinambá, Kanindé, Jenipapo, antes da chegadas dos portugueses com a expansão da pecuária e as semarias no século XVII, no ciclo da carne do charque. Das fazendas de gado implantadas na região e das habitações ao redor da capela de Santa Madalena surge o povoado da Vila de Nau(uma alusão a um fazendeiro local, Francisco Pereira Nau).

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido, com pluviometria média de 733,5 e chuvas concentradas de janeiro a abril. Com temperaturas entre 26º a 28 ℃. Suas estações, como em todo Nordeste, são inverno e verão.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do rio Acaraú, sendo elas os riachos: dos Macacos, do Abreu e do Porão e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles: Carmina e Japiaçu.

Relevo

O principal acidente geográfico de Catunda é a Serra das Matas, com uma área de aproximadamente 195,4 km², que faz limite com o município de Monsenhor Tabosa. Conta com um complexo de serras com altitude próxima de 1.200 metros.

Vegetação

Floresta caducifólia espinhosa (caatinga arbórea) na maior parte do município, especialmente nas porções centro e sul do território, e floresta subcaducifólia tropical pluvial (mata seca) na porção norte do território, tanto na área da sede do município, quanto na serra das Matas.

Economia

A base da economia local é agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, mamona, milho e feijão, e pecuária: bovino, suíno e avícola.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

    Festa Catunda Cidade Junina: Santo Antonio da Alegria (10-13 de junho).
    As festas dos padroeiros: Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena(13 a 22 de julho).
    Festa de Emancipação Municipal.