Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Caucaia 1 - CE Caucaia 2 - CE Caucaia 3 - CE Caucaia 4 - CE

Caucaia - CE

Caucaia - CE                                     Ceará - CE                                         
População 324.738
Caucaia é um município brasileiro do estado do Ceará e faz parte da região Região Metropolitana de Fortaleza.

História

A região ás margens do rio Ceará e aos aredores das serras metropolitanas, eram habitadas por diversas etnias Tupi e Tapuia, tais como os Potygauara, Tapeba, Apuiaré, Jenipapo, Parnamirim, Anacé, Cariti, Panatiquarema, e outros, antes da passagem dos jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto no século XVII.

Depois da saída do Ceará dos holandeses, e e a reconquista da região pelos portugueses, iniciou-se o processo de catequese en aldeamento dos índios, resultando a criação do Aldeamento de Caucaia, na segunda década do século XVII.

A partir de 1759, depois da expulsão dos jesuítas, a Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, passou a ser conhecida por Vila Nova de Soure. Neste mesmo período os índios Tremembé, deslocam-se para este aldeamento, mas devido a fracasso de adaptação estes retornam a Itarema.

Com a expansão da pecuária, as sesmarias e o povoado ao redor de igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, durante o cima referido século, a vila consolida-se como um centro urbano.

Em 1917, com a criação da E. F. Fortaleza-Itapipoca, ou ramal de Itapipoca da RVC, Caucaia firma-se como centro regional com quatro estações de trem (Caucaia, Boqueirão, Arara/Guararu, Cauípe e Catauna)

Com a criação da RMF, Caucaia expandiu-se como centro habitacional e industrial.

Geografia

Clima

subtropical semi-árido com pluviometria média de 1.492 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia Metropolitana, sendo elas os rios: Ceará e Maranguapinho, riacho do Cauípe e outros tantos; diversas lagoas: do Banana, Barra do Cauípe e outras. Existem ainda diversos açudes, dentre eles o de maior destaque é o do Bom Pricípio.

Relevo

Na região de Caucaia predomina a planície litorânea, com campos de dunas móveis e fixas, e pelas formas planas com fraco entalhe das drenagens dos tabuleiros; as altitudes ficam abaixo da centena de metros, o ponto culminante a Serra de Maranguape e outras serras. São ali encontrados os solos podzólicos e areias quartzosas distróficas.

Vegetação

A vegetação local é composta de floresta à retaguarda das dunas(gramíneas e ervas) e a vegetação de tabuleiros, com espécies da caatinga mescladas com espécies de mata serrana.

Economia

A economia local é baseada na agricultura: algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola.

Caucaia faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza, e no município situam-se de mais de uma dezena de indústrias.

Em suas terras foram registradas ocorrências de Diatomita, Calcita, Grafita e Biolita.

Turismo

O turismo também é uma importante fonte de renda devido os atrativos naturais, arquitetura colonial, cultura indígena e locais de peregrinação(turismo religioso):

    As praias: do Cumbuco, do Icaraí, do Pacheco, de Iparana, dois Coqueiros e da Tabuba; as lagoas: do Banana e a Barra do Cauípe;
    Parque Botânico do Ceará;
    O centro histórico-cultural de Caucaia, pela sua arquitetura antiga e peculiar;
    A Casa de Câmara e a Cadeia (metade do século XVIII).
    Centro de Produção Cultural Tapeba, um local no qual pode-se conhecer a história e a cultura do índios Tapeba.


Cultura

Os principais eventos culturais são:

    Festa de Santo Antônio (01 e 02/junho),
    Festa de São Pedro (29/junho),
    Carnaval
    Festas da Padroeira (05 a 15 de agosto)
    Dia do Município (15 de outubro)
    Campeonato de Surf (06 e 07/julho),
    Vaquejadas:(outubro, julho e novembro).