Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Cedro 1  - CE Cedro 2  - CE Cedro 3  - CE Cedro 4  - CE

Cedro - CE

Cedro - CE                                        Ceará - CE                                        
População 24.538
Cedro é um município brasileiro do estado do Ceará.

Localiza-se a uma latitude 06º36'24" sul e a uma longitude 39º03'44" oeste, estando a uma altitude de 250 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24.643 habitantes. Possui uma área de 678,86 km².

História

As terras da região compreendida entre as serras: da Mutuca, de Santa Maria e do Boqueirão; e entre os rios Jaguaribe e Salgado, eram habitados por diversas etnias, entre elas os índios Icó, Icozinho e Quixelô, A expansão da pecuária no século XVII e a mineração no século XVIII, surgem fazendas de gado, uma das maiores foi a Fazenda do Cedro. Com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité na direção da cidade do Crato no século XX, o percuso desta veio a cortar as terras da citada fazenda e com a construção de duas estações de trem(Várzea, Malhada Grande e Cedro), e desta forma surgiu o povoado que mais tarde transformou-se na cidade do Cedro. Com o algodão plantado nos campos do município e com a sua vultosa produção, a cidade assistiu o seu apogeu econômico na primeira metade do século XX.

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 939 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte das bacias do Alto Jaguaribe e do Salgado, sendo elas os riachos: São Miguel, Jacu e do riacho Machado e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles.

Relevo e solos

As terras de Credo fazem parte da Depressão Sertaneja, possuindo um relevo com formas suaves e pouco dissecadas, resultando uma superfície de aplainamento em atuação no Cenozóico. As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 500 m acima do nível do mar. Os solos da região são podzólicos e litólicos. O quadro geológico das terras de Cedro apresenta a predominancia de rochas do embasamento cristalino pré-cambriano(gnaisses e migmatitos diversos, xistos, filitos e metacalcários). As coberturas aluvionares, com idade quaternária, formadas por areias, siltes, argilas e cascalhos, ao longo da maioria dos cursos d’água que cruzam a região.

Vegetação

A vegetação típica do município é a caatinga arbustiva densa, com uma pequena área coberta com mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea).

Economia

A economia local está baseada na agricultura: banana, arroz, milho, algodão arbóreo e herbáceo e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda existem nove indústrias: duas de produtos alimentares, uma têxtil, uma do mobiliário, uma química, três de madeira, e uma de produtos minerais não metálicos.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

    Festa de São João Batista (24 de junho),
    Dia do Município (21 de outubro),
    FESART (12 a 19 de dezembro),
    Vaquejadas(agosto).