Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Choró 1 - CE Choró 2 - CE Choró 3 - CE Choró 4 - CE

Choró - CE

Choró - CE                                       Ceará - CE                                       
População 12.853
Choró é um município brasileiro localizado no estado do Ceará,

localizado na microrregião deSertão de Quixeramobim, mesorregião do Sertões Cearenses, tem sua população estimada em 2004 com 12.631 habitantes.

História

A região das nascentes do Choró(Boqueirão do Limão), entre as serra do Estevão e as do Quixeramobim,era habitada por índios como os Jenipapo,Kanyndé, Choró e Quesito. É um núcleo urbano que surgiu devido aos projetos de combate a seca entre 1932 3 1934. No lugar denominado Boqueirão do Limão foi construído o Açude Choró-Limão. Do acampamento de operários empregados na construção deste açude surge o povoamento que cresceu ao redor da capela de São Sebastião e o açude, que depois transformaria-se em município.

Geografia

Hidrografia e recursos hídricos

O município está totalmente inserido na bacia hidrográfica do rio Choró. Entre os seus afluentes estão os rios: Três Irmãos, Cangati; e os riachos: dos Ferras, Caiçarinha, dos Cavalos, os Caçados e Mutamba.

No leito do rio Choró está construído o Açude Choró, que é a principal reserva hídrica municipal.

Clima

O clima é o tropical quente semi-árido, com chuvas concentradas de fevereiro a abril. A pluviometria média anual é de 723 mm.

Relevo e solos

Têm uma área total de 792,7 km², o que corresponde a 0,59% da área total em relação ao Estado. Com altitude média de 243 m e com o ponto mais alto a serra da Palha, oeste da serra do Estervão.

Vegetação

A vegetação predominante é a caatinga.

Subdivisão

O município tem 6 distritos: Choró(sede), Barbada, Caiçarinha, Maravilha, Monte Castelo e Santa Rita.

Economia

A base da economia é a agricultura, com o cultivo de: algodão arbóreo e herbáceo, caju, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola.

Cultura

O principal evento cultural é festa do padroeiro: São Sebastião.