Fortaleza - CE
Fortaleza - CE

Capital Fortaleza - CE                             
Area (Km²)   148 825,602
Números de Municípios 184
População estimada em 2010 8 448 055

 

 
Crateús 1 - CE Crateús 2 - CE Crateús 3 - CE Crateús 4 - CE

Crateús - CE

Crateús - CE                                    Ceará - CE                                       
População 72.853
Crateús é um município brasileiro do estado do Ceará,

localizado na Microrregião do Sertão de Cratéus. Atualmente governada por Carlos Felipe.

História
Detalhe do mapa de Antonio Galuci(1761), no qual destaca-se Crateús fazendo parte do Piauí.

As terras da dos Cratéus, ao sul da Chapada da Ibiapaba, e ás margens do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis, antes da chegada dos portugueses e bandeirantes no século XVII.

Com o sucesso da econômia do ciclco da Carne-seca e charque, a vida piauiense de Piranhas destaca-se como ente posto comercial entre o Ceará e Piauí, devido ao acidente geográfico(Boqueirão)entre a Serra Grande que facilita o tráfego entre os dois estados.

A vila Príncipe Imperial chegou a pertencer ao Piaui, e no ano de 1880, este foi anexado ao território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre estes dois estados. O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia) e em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauenses: Independência e Príncipe Imperial

Com a expansão da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim, para o Piaui, em 1911 as terras de Crateús foram cortadas por esta ferrovia e 1912 duas estações de trems foram construída no município: Crateús e Sucesso, e depois outras etações foram construídasem: 1916 Poti, em 1918 Ibiapaba, em 1932 Oiticica e Santa Terezinha.

Geografia
Ceará de 1861 sem Crateús e Independência.

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 697 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Parnaíba, tendo como preincipais rios Poti e Jatobá; e os riachos do Meio, dos Patos, Tourão, Capitão Pequeno, do Boqueirão, São Francisco, do Mato e do Besouro. No municípios possui diversos açudes, dentre estes destacam-se os de maior porte como os açudes: Carnaubal ou Grota Grande e Realejo. No momento esta sento construído o Açude Fronteiras, no leito no rio poti ao norte do município, um açude que terá capacidade de acumular 488.180.000 metros cúbicos de água

Relevo e solos

As terras de Crateús fazem parte da Depressão Sertaneja, tendo no lado oeste do município a Serra Grande, com elevações próximas dos 700 metros. Os solos são: lanossolos, latossolos e podzólicos.

Nesta área de caatinga é possível encontrar mais de 350 espécies de plantas, dentre elas a gameleira; 57 répteis e anfíbios, 173 de aves, dentre estas o pica-pau-anão(epécie ameaçada de extinção) e 38 de mamíferos, dentre estes epécies ameaçadas de extinção como: a onça-parda, o gato-do-mato. Esta fauna e flora são protejidas graças a Reserva Natural Serra das Almas, que é reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, pelo IBAMA.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

    Festa do Padroeiro: Senhor do Bonfim (dezembro),
    Carnafolia (fevereiro),
    II FENAC - Feira de Negócios Agropecuários (maio),
    Dia do Município (julho),
    FENECRAT (setembro)
    Festival de Teatro Amador,
    CARNACRAT - Micareta de Crateús (novembro).
    Além do projeto "Férias no Ceará" que vez por outra traz alguma banda ou artista consagrado.

"Férias no Ceará" já trouxe a Crateús: Jota Quest, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fafá de Belém, Nando Reis, Biquini Cavadão, Jorge Ben Jor.