Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Aporá 1 - BA Aporá 2 - BA Aporá 3 - BA Aporá 4 - BA

Aporá - BA

Aporá - BA    Bahia - BA   
População  17 720
Aporá é um município brasileiro localizado no leste da Bahia.

Sua população é de 17.085 habitantes e sua área é de 572 km² (29,36 h/km²), segundo o censo do IBGE de 2002, desmembrado do município de Inhambupe em 14 de agosto de 1958 com a resolução de nº 89, ficou autorizada a criação do município de Aporá concretizada pela lei nº 1.021, assinada na mesma data referida. É a terra natal do ex-jogador do Fluminense Magno Alves de Almeida.

Faz limite, ao norte com o município de Crisópolis, ao sul e a oeste com o município de Inhambupe, a leste com o município de Esplanada, a nordeste com o município de Acajutiba, a noroeste com o município de Olindina e a sudeste com o município de Entre Rios.

Geografia

O município de Aporá é composto por vários povoados e um distrito chamado Itamira, Fazenda Sitio, Mangabeira, Barrajado, Marcelina, Cidade Nova, Marambaia, Chapada, Pedrinhas, Piçarra, Retiro de Dentro, Retiro de Fora, Olhos D'Água entre outros.

Projetos

Fundação Magno Alves

Inaugurada em 20 de Janeiro de 2007, a Fundação Magno Alves é um projeto do Jogador Magno Alves de Araujo, que visa lazer, esporte e educação, mas o principal objetivo e cuidar das crianças carentes da cidade.

Aspectos geográficos

Aporá é cortado pelos rios Quatis, Gangu, Pamonhas e Papagaio. Possui a Lagoa de Aporá, Tanque da Água Branca, Lagoa da Rainha, Lagoa da Tapera, e o açude de Itamira. Possui também uma pequena área de mata virgem, com animais de pequeno porte. Seu solo é muito fértil, constituído de massapé, misto, vermelho e arenoso.

Cultura

Festas tradicionais

    Casamento da Maria - Realizado no período do São João (23 de junho), festa tradicional onde o homem se   veste de mulher, e mulher veste-se de homem.
    Festa do Padroeira da Cidade: Nossa Senhora da Conceição, que realiza-se dia 8 de dezembro.
    Tradicional Churrasco de São João - Realizado no período de São João (24 de março), tradicional churrasco onde aglomera pessoas de vários lugares, e que hoje já está na XVII Edição Criado pela Família Dantas
    Festa de Réveillon - Realizado no fim do ano com bandas, para comemorar a virada de ano.
    Festa de Reis (Itamira) - Festa Realizada entre os dias 5 e 6 de Janeiro no distrito de Itamira, com encenação do grupo de teatro "Estrela de Itamira".
    Festa de São Roque - Realização dia 15 de agosto.