Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Boa Vista do Tupim 1 - BA Boa Vista do Tupim 2 - BA Boa Vista do Tupim 3 - BA Boa Vista do Tupim 4 - BA

Boa Vista do Tupim - BA

Boa Vista do Tupim - BA    Bahia - BA                            
População  18 000
Boa Vista do Tupim é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 19.048 habitantes.

História

A área da chapada diamantina, que hoje fazem parte de Boa Vista do Tupim e municípios próximos, era habitada por índios da tribo Maracás, que foram expulsos de seu território por volta do século XVII, quando foi iniciada a penetração das bandeirantes na região, em busca de ouro. A partir daí, teve inicio a convenção das primeiras sesmarias e abertura de estradas para a Serra do Orobó, onde se iniciava a exploração aurífera. Com essas penetrações, foram se formando os primeiros núcleos populacionais na Chapada.

Conta-se que no final do século XIX, um casal – Berto e Bibiana-, de origem banta, adquiriu a fazenda peixe, vendida em 1918 ao Senhor Juvino Amaral, que acertou a permanecia do casal na propriedade, expulsando-os posteriormente, juntamente com os outros parentes. Após a expulsão, Berto comprou a área conhecida como Tamburi, onde hoje é a Rua 13 de Maio (bairro dos artistas). A fazenda se estendia e a casa sede ficava onde hoje é o prédio da prefeitura.

Emancipação

O povoado teve inicio com o nome de Bela Vista do Tupim, por estar em um local de onde se desfrutava uma Bela vista. Hoje é a Praça Ruy Barbosa, centro do atual município, onde se concreta a sede do poder Municipal, a igreja Matriz do Sagrado Coração de Maria, orgãos públicos e estabelecimentos comerciais e residenciais.

As primeiras familias que habitaram o município foram Ribeiro, Tamburi, Moreira Pinho, Lopes e Garcia.

Para que Tupim se emancipasse de Itaberaba houve uma luta, destacando-se como pessoas do município os senhores Eronides Ribeiro dos Santos, Elidio Pimenta de Freitas, Alício Dultra Andrade e Dr. Auto José de Castro. Finalmente, em 19 de julho de 1962, através da lei nº 1729, Tupim passa a município com o nome de Boa Vista do Tupim, tendo como primeiro prefeito, eleito pelo voto direto, o coletor estadual Sr. Oscar Luiz Pires da Costa.

Geografia

Boa Vista do Tupim está localizado no Piemonte Oriental da Chapada Diamantina. Sua área é de 2.629,822 km². O município limita-se com os municípios de Iaçu, Ibiquera, Lajedinho, Itaberaba, Itaeté, Ruy Barbosa, Marcionílio Souza e Andaraí.

Tem como base econômica a pecuária e a agricultura. É banhado pelos rios Tupim, Paraguaçu e pelo riacho Canoa dos Poços. O rio Paraguaçu é o responsavel pelo o abastecimento de água do município, sendo um rio perene que atravessa o município com 80 quilômetros de extensão, enquanto o rio Tupim e o riacho da Canoa são temporários.