Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Abaré 1 - BA Abaré 2 - BA Abaré 3 - BA Abaré 4 - BA

Abaré - BA

Abaré - BA    Bahia - BA   
População  17 072
Abaré é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 14.776 habitantes. Seu lema é "Desenvolvimento com justiça social", seu atual prefeito é Delisio Oliveira da Silva, do PMDB.

História

A região era primitivamente habitada por indígenas. Na primeira metade do século XIX, Nicolau Tolentino, procedente de Salvador, chegou para administrar terras recebidas de seu pai por doação, organizando a fazenda Abaré, local onde posteriormente edificou a capela de Santo Antônio. Em torno da construção religiosa, foram erguidas outras moradias, formando-se um povoado com a mesma denominação da fazenda. Município criado com parte dos territórios dos distritos de Abaré e de Ibó, desmembrados de Chorrochó, por força de Lei Estadual de 19.07.1962. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.

Economia

Agricultura: 3º produtor baiano de cebola e produção expressiva de tomate. Na pecuária, destaca-se o rebanho ovino. Conforme registros na JUCEB, possui 01 indústria, 144º. lugar na posição geral do estado da Bahia e 172 estabelecimentos comerciais, 195ª. posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 25 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (Kwh/hab): 65,71 - 256º. no ranking dos municípios baianos.

Turismo

Na zona urbana do município existem igrejas do início do século; na zona rural a prática de passeios de barco, pelo Rio São Francisco e a praia do Porto

Bares, Lanchonetes e restaurantes Serviços de aluguel de barcos e canoas

Praia do Porto - Praia fluvial urbana com cerca de 400 metros de extensão e vegetação de caatinga. A areia é grossa e de cor dourada. Na margem do rio funciona um ponto de ancoragem natural para pequenos barcos e canoas. Um grande cruzeiro com base de alvenaria e cruz de madeira, medindo cerca de 3 metros de altura, encontra-se localizado na praia. Passeios de Barco - Na Praia do Porto existem barcos e canoas que podem ser alugadas para passeios no rio São Francisco.

Artesanato

Bordado, Crochê, Cerâmica Utilitária

Folclore

Pastoril, Dança de São Gonçalo, Quadrilha

Gastronomia

Acarajé, Abará, Peixe frito, Peixada, Buchada de Bode ou de Carneiro, Galinha de Capoeira Bode Assado e guisado

Festa populares

Festa do Agricultor, Festa de Santo Antônio (padroeiro), Festas de São João e São Pedro, Carnaval e Anivérsario Da Cidade