Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Boa Nova 1 - BA Boa Nova 2 - BA Boa Nova 3 - BA Boa Nova 4 - BA

Boa Nova - BA

Boa Nova - BA    Bahia - BA          
População  15 409
Boa Nova (que significa boa notícia) é um município do sudoeste baiano, com uma temperatura média de 24°C, apresentava no ano de 2004 uma população de 24.155 habitantes, espalhados por uma área de 1.348 km², onde predominam a agricultura e a pecuária.

História

O primeiro nome de Boa Nova era Boca do Mato. O nome Boa Nova surgiu mais ou menos em 1860, quando, ao passar por essa região, certo frade que voltando de uma missão na vila de Vitória da Conquista se perdeu nas selvas, sendo socorrido por moradores da terra. Em recompensa o frade ofereceu aos moradores uma estampa de Nossa Senhora da Boa Nova, pedindo que construísse no local uma capela. O fazendeiro Antonio Coelho Sampaio, seu genro e um dos filhos João Gonçalves Costa, foi quem se encarregou disto. Foi seu primeiro vigário o Padre Exupério de Souza Gomes. O município de Boa Nova foi elevado a cidade no dia 6 de Agosto de 1921. Os primeiros exploradores da região foram André da Rocha Pinto, João da Silva Guimarães e seu genro, capitão-mor João Gonçalves da Costa.

Geografia

A região rica em rios, cachoeiras, grutas e uma variedade de vegetações e espécies animais. O gravatazeiro, uma ave endêmica da Mata de Cipó é encontrada nas matas da região.

Dentro os distritos que compõem o município, destaca-se o Valentim, pela tradicional feira livre dominical, situado na Zona da Mata, e no outro extremo o Penachinho, localizado na Zona da Caatinga.

Turismo

O turista que visitar Boa Nova, além de conhecer uma região de rara beleza, será presenteado pela cultura das Pastorinhas, dos Terno de Reis, dos presépios, quando setembro chegar, participará do marco dos festejos da cidade, a Festa da Padroeira e também podera visitar o cruzeirão marco turístico da cidade.

Filhos ilustres

O jornalista Roberto D´arte lança o Jornal Gamboa, em maio de 2000, uma iniciativa louvável e inovadora para o município, cumprindo a missão de resgatar a cultura e história boanovense.

Em 2003, Nesmar Andrade, um filho da terra, publica o livro de crônicas Retratos de Boa Nova, que trata dos esportes, política, cultura e sobre o povo singular dessa pacata cidade baiana.