Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Andorinha 1 - BA Andorinha 2 - BA Andorinha 3 - BA Andorinha 4 - BA

Andorinha - BA

Andorinha - BA    Bahia - BA           
População  14 417
Andorinha é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 15.058 habitantes.

O município de Andorinha é originário de uma fazenda de propriedade de João Alves de Araújo popularmente conhecido como João do Gato isso por volta do ano de 1885. Em frente à fazenda havia um rochedo branco chamado de “morro das andorinhas”, porque o local, geralmente nos fins das tardes, servia de pouso para andorinhas. Nessa época a Fazenda do Gato, como era chamada, transformou-se em ponto de encontro de tropeiros e viajantes procedentes de localidades como Sítio do Açude, Santa Rosa de Lima e outros que iam à direção a Senhor do Bonfim e Jaguarari. Em volta da fazenda começou a formar-se um pequeno povoado que passou a se desenvolver com a construção da estrada de acesso a Senhor do Bonfim.

Emancipação Politíca: Até a década de 70, Andorinha era distrito do município de Sr. do Bonfim, sendo dependente tanto político/administrativo quanto econômico/financeiro. Em 13 de junho de 1989, como resultado do crescimento econômico e populacional, o então distrito é elevado à categoria de município.

Festas Populares: Missa do Vaqueiro, Folia de Reis, São Pedro, Festa da padroeira, Aniversário da Cidade.

Artesanato: cerâmicas, Artefatos de Couro, Palha e Renda.

Município criado, com território desmembrado de Senhor do Bonfim, por força de Lei Estadual, de 13/06/1989, com a denominação de Andorinha. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.