Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Boninal 1 - BA Boninal 2 - BA Boninal 3 - BA Boninal 4 - BA

Boninal - BA

Boninal - BA    Bahia - BA      
População  13 695
Boninal é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 é de 13.695 habitantes,com uma quantidade significante rural.

Localizada na Chapada Diamantina, tem seu nome estabelecido em função do quiabento, uma planta que produz uma flor semelhante à bonina. Boninal também já se chamou Freve, Sumidouro e Guarany.

A cidade é conhecida na região pelo seu São João,que atrai muitas pessoas de fora. É uma grande festa,com bandas de fora,quadrilhas e muita alegria. Este ano (2009) a cidade entrou para o caléndario de festas juninas da Bahiatursa, órgão oficial de turismo da Bahia, responsável pela coordenação e execução de políticas de promoção, fomento e desenvolvimento do turismo no estado. Quem visitar Boninal nessa época, poderá também assistir a "Corrida de Jegue", promovida por uma família local.

Outra opção turistica é a Cachoeira dos Índios, uma beleza da natureza, e apreciar as pintuaras rupestres do local.

História boninalense Em 1915, o arraial de Sumidouro é elevado à vila com o nome de Guarani e é também criado o município do mesmo nome com território desmembrado do de Bom Jesus do Rio de Contas, que em 1931 é extinto e anexado ao de Anchieta (atual Piatã). Em 1961 é restaurado. O topônimo posteriormente adotado de Boninal, foi em virtude da existência de muitas boninas, flor de 4 horas.

Se quiser saber mais sobre esta cidade,procure informações e fotos na internet! Boninal é uma cidade belissima, porém ainda pouco conhecida.