Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Araças 1 - BA Araças 2 - BA Araças 3 - BA Araças 4 - BA

Araças - BA

Araças - BA    Bahia - BA     
População  11 569
Araçás é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 12.087 habitantes. Está localizado no estado da Bahia entre os municípios de Pojuca, Catu, Alagoinhas, Itanagra e Entre Rios. É uma região com predominância econômica na agricultora, produzindo abacate.

Datas importantes: Em 31 de janeiro, se comemora o aniversário da cidade. Entre os dias 22 a 24 se comemoram as festas juninas. E no dia 25 de dezembro se comemora a Festa do Padroeiro Senhor Deus Menino.

Histórico

Sua história confunde-se com a história de Alagoinhas, do qual foi desmembrado através da Lei Estadual nº. 4.849, datada de 24 de fevereiro de 1989 e publicada em 25 e 26 de fevereiro do mesmo ano.

Na época de escravidão, existia uma estrada que vinha de Subaúma e passava no povoado de Aranha. “Araçá” era uma fazenda que ficava próxima a esse povoado. A fazenda Araçá era do Capitão Manoel Dantas Novaes. Certa vez no povoado Aranha deu-se uma epidemia, da qual morreram um grande número de pessoas. Como o terreno desse povoado era pedregoso, reuniu-se um grupo de pessoas e saíram para procurar um terreno arenoso para fazer um cemitério, encontrando-o na Fazenda Araçá. O Capitão Manoel Dantas Novaes resolveu doar cem tarefas de terras para que fossem construídos a capelinha e o cemitério, haja vista seu sobrinho João Barbosa Novaes ser Padre, dando origem assim o Povoado Araçás. Araçás se desenvolveu bastante, feitos dois barracões onde eram realizadas as feiras, existiam mercearias e até um sobrado. Nesta época Antonio Conselheiro, líder da revolução de Canudos, resolveu passar uma noite no Povoado. As pessoas que eram contra suas idéias, jogaram abelhas e formigas no local em que ele dormia. Indignado, Antonio Conselheiro ao sair bateu suas botas com força e disse: “Araçás nunca será goiaba, e sim sempre araçá, nunca passará disso”.

Manifestações Culturais

O Município possui diversos artistas tais como: Clóvis Almeida Souza (Músico/Compositor), Moisés Dias dos Santos (Músico/Compositor) e Neide Almeida Souza (Compositora Musical).

A banda de música, estilo fanfarra/filarmônica, se chama "pionerus" e é mantida pelo Colégio Engenheiro Luiz Santana Fontes. Ela possui 80 integrantes.

Também possui como um de seus artistas musicais mais conhecidos, o cantor de brega e forró, Hélio Novais, o "Magrinho dos teclados".

Possui uma escola de capoeira chamada "Academia de Capoeira São Jorge" que é filiada à Associação de Academias de Capoeira de Alagoinhas (AACACA).