Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Aratuípe 1 - BA Aratuípe 2 - BA Aratuípe 3 - BA Aratuípe 4 - BA

Aratuípe - BA

Aratuípe - BA    Bahia - BA       
População  8 590
Aratuípe é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 8673 habitantes.

Aratuípe vem do tupi-guarani, e tanto quer dizer Vento Sereno (uma referência à brisa) como Ave Pacífica ou em ítalo-iorubá "Profunda".

História e lendas

1549 D.C, Aratuípe também foi o nome de uma guerreira índia albina da tribo dos Iapêis, instalados na região noroeste do estado da Bahia. Aratuípe, mulher dotada de rara beleza, tão profunda quanto protuberante, seduziu e ajudou o bandeirante italiano Paolo Capucci Maggitti a escapar das mãos dos temíveis e antropofágos índios Tamoios, fugindo com este até a cidade de Salvador (BA), e de lá partindo para a região de Abruzzo, coração da Itália, onde constituiu família junto ao bandeirante, sendo mais tarde batizada, passa a chamar-se Sarah Maggitti.

Economia

Economia local fundamenta-se na produção artesanal de produtos cerâmicos, como potes, panelas, telhas e tijolos e na extração de piaçava e dendê e culturas agrícolas.

Tanto na agricultura quanto na pecuária não apresenta produção ou criação importante. Conforme registros na JUCEB, possui 12 indústrias, 133º. lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 25 estabelecimentos comerciais, 281ª. posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 28 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (Kwh/hab): 86,88 - 176º. no ranking dos municípios baianos.

Cinema:
Locação para o filme Cidade Baixa (obra rodada em 2005 e premiada no Festival de Cannes, na França).
Hamilton Correia - Crítico de cinema, com trabalhos no rádio e impressos, a partir do final dos anos 50.
João Carlos Sampaio - Crítico de cinema, com trabalho reconhecido nacionalmente, em atividade desde os anos 1990.