Salvador - BA

Salvador - BA

Capital         Salvador - BA 
Área (km²) 567 295,669                                
Número de municípios 417
População estimada  em 2010   14 016 906

 

 
Barro Preto 1 - BA Barro Preto 2 - BA Barro Preto 3 - BA Barro Preto 4 - BA

Barro Preto - BA

Barro Preto - BA    Bahia - BA             
População  6 453
Barro Preto é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 7.576 habitantes.

Era originalmente um distrito de Ilhéus, chamado então de Limoeiro, e criado pelo decreto 8678 (de 1933). Cinco anos depois, o distrito passou a pertencer a outro, chamado Morro Redondo, passando a se chamar Barro Preto.

Em 1955, com a emancipação de Itajuípe, Barro Preto foi incorporado ao novo Município.

Em 1962 foi finalmente emancipada, com a lei estadual 1678, de 17 de abril, daquele ano, sendo sua instalação no ano seguinte, quando assumira o governo do estado o ex-Prefeito de Jequié, Lomanto Júnior. Este conseguira para a nova cidade suas primeiras instalações de água e luz, o que motivou a mudança do nome original - Barro Preto - para homenagear este político.

Com a lei estadual nº 2449, de 10 de abril de 1967, Barro Preto passou a chamar-se Governador Lomanto Júnior, em homenagem ao ex-governador do estado Lomanto Júnior, cuja vigência dependia da promulgação da divisão do Estado da Bahia. No entanto, pelo parecer da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do estado da Bahia, órgão responsável pela divisão territorial do estado, o município de Governador Lomanto Júnior voltou a denominar-se Barro Preto.

Localização

A cidade tem apenas dois vizinhos: ao norte e a leste, Itajuípe; ao sul e oeste, Itabuna. Está localizada na Microrregião de Ilhéus-Itabuna.

Economia

Barro Preto está no centro da região cacaueira, duramente afetada com a introdução na região da doença conhecida por vassoura-de-bruxa. Em 2002, possuía nove mil e cem hectares plantados, com uma produção anual de 1.425 toneladas do produto.