Manaus - AM
Manaus - AM

Capital   Manaus - AM
Área (km²) 1.570.745,680                                                            
Número de municípios                                         62
População estimada em 2010                             3.480.937

 

 
 
Barcelos 1 - AM Barcelos 2 - AM Barcelos 3 - AM Barcelos 4 - AM

Barcelos - AM

Barcelos - AM   Amazonas - AM
População 25 715
Barcelos é um município brasileiro do estado do Amazonas, na microrregião de Rio Negro, mesorregião do Norte Amazonense. Situado na margem direita do rio Negro, é o maior município do estado, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira no Pará. Possui uma área territorial de 122.475,728 km².

Sua Área é de 122.476 km² representando 7.7973 % do Estado, 3.1784 % da Região e 1.4415 % de todo o território brasileiro.

Barcelos foi a primeira capital do Amazonas, até 1758. O município foi criado em 1931.

A população estimada em 2003 era de 25.318 habitantes e a área é de 122.476 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,23 hab/km².

Está localizado a 396 km de Manaus e 496 km por via fluvial. Devido à sua dimensão territorial, caso Barcelos fosse um estado do Brasil seria maior que vários estados, como Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio de Janeiro, entre outros.

Seus limites são a Venezuela a noroeste e norte; os municípios roraimenses de Iracema a nordeste e Caracaraí a leste; Novo Airão a sudeste e sul; Codajás e Maraã a sudoeste; e Santa Isabel do Rio Negro a oeste.

A produção agrícola, baseada nas culturas de banana, arroz e mandioca, e não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome.

Tem como sua principal fonte de renda a pesca sustentável de peixes ornamentais, destacando-se pela grande produção e pela exportação dos mesmos. Barcelos exporta mais de 20 milhões de peixes para todo o mundo, principalmente para o Japão, sendo que de cada cinco peixes exportados, um é o cardinal.

Barcelos possui um bom potencial turístico. Uma cidade cercada de águas, um de seus grandes atrativos turísticos é a pesca desportiva.

Festival do Peixe Ornamental
Evento foi instituído na cidade em 1994, e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico. A festa costuma atrair milhares de visitantes e apresenta uma programação de pesca desportiva, ecoturismo e espectáculos.