Manaus - AM
Manaus - AM

Capital   Manaus - AM
Área (km²) 1.570.745,680                                                            
Número de municípios                                         62
População estimada em 2010                             3.480.937

 

 
 
Fonte Boa 1 - AM Fonte Boa 2 - AM Fonte Boa 3 - AM Fonte Boa 4 - AM

Fonte Boa - AM

Fonte Boa - AM    Amazonas - AM
População 22 659
Fonte Boa é um município brasileiro do estado do Amazonas.

Localiza-se a uma latitude 02º30'50" sul e a uma longitude 66º05'30" oeste, estando a uma altitude de 62 metros. Sua população estimada em 2004 era de 35.752 habitantes. Possui uma área de 12.165,19 km². Limita-se com os municípios de: Uarini ao leste; Juruá e Jutaí ao sul; Tonantins e Japurá ao oeste; Maraã ao norte.

As principais riquezas naturais são constituídas por sua fauna e flora, notadamente a primeira que é muito importante, destacando-se entre as várias espécies a seringueira e a madeira de boas qualidades como: aguano e cedro. Na segunda são dignas das dimensões várias espécies de peixes como: pirarucu, tambaqui, quelônio e outros aquáticos como o jacaré.

Agricultura

Na agricultura destaca-se a exploração e plantio da mandioca como principal produto agrícola, milho e arroz; e hortaliças como: tomate, pepino, quiabo, couve, alface e cebolinha.

Pecuária

Encontra-se em franco desenvolvimento, destacando-se a criação de bovinos e suínos, com produção de carne para o consumo local.

Avicultura e extrativismo vegetal

desenvolvida em termos domésticos para o consumo familiar, sem muita representatividade econômica. O extrativismo vegetal é baseado na exploração de madeira e borracha.

Horticultura

É realizado pelas famílias rurais, com destaque para as comunidades de Ponta da Ilha, Paraná do Tupé, e a sede do município, oferecendo apenas para o consumo local, tomate, pimentão, pepino, maxixe, feijão de corda, abóbora, couve, alface, cebolinha, coentro, cariru, chicória e quiabo.

Realizam-se no município as festas religiosas: Nossa Senhora do Guadalupe (Padroeira da cidade, no mês de dezembro); Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora de Lurdes; Divino Espírito Santo; São Sebastião. No mes de julho acontece todos os anos o Festival Folclorico com apresentações de; Quadrilhas; Dança do Barqueiro; Dança do Gambá; Dança Nordestina (Cangaço)e varias outras danças regionais. O destaque maior do Festival é a disputa entre os Bumbás;(TIRA-PROSA) e (CORAJOSO), é a atração maxima da festa, que atrai vários vizitantes de toda a região do Alto e medio solimões e também turistas do Peru e Colombia.

A festa do Pirarucu, se realiza no último dia de Novembro até o dia 3 de dezembro, quando se comemora a despesca anual do peixe, reunindo todas as comunidades envolvidas em uma ação de manejo sustentavel, o inicio da festa também marca a abertura dos Festejos da padroeira N.S. de Guadalupe que termina no dia 12.A Festa do Pirarucu surgiu em consequëncia do município de Fonte Boa ser o maior produtor de pirarucu do Amazonas e do Brasil. A atividade é controlada pelo IDSFB (Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa).No município há uma estimativa de captura de 25 mil peixes adultos, o que significa mil toneladas do produto. A pesca envolve 84 comunidades, 720 pescadores,520 famílias e 350 lagos.

Podemos mencionar como uma atração turística o majestoso rio Solimões com suas águas bastante barrentas e iodosas, como também os fenômenos das terras caídas, que são os desmoronamentos provocados pelas impetuosas enchentes. É nessa ocasião que, as águas pela força de suas correntezas solapam as ribanceiras argilosas, que molhadas escorregam em grandes extensões levando florestas marginais que desaparecem tragadas no seio profundo das águas lamacentas.