Macapá - AP
Macapá - AP

Capital             Macapá - AP                           
Área (km²) 142 814,585
Número de municípios 16
População estimada em 2010 668 689

 

 
Porto Grande 1 - AP Porto Grande 2 - AP Porto Grande 3 - AP Porto Grande 4 - AP

Porto Grande - AP

Porto Grande - AP Amapá - AP        
População 16 825
Porto Grande é um município no sudeste do estado do Amapá. A população estimada em 2005 era de 13.032 habitantes e a área é de 4402 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3,3 hab/km².

Seus limites são Ferreira Gomes a norte e nordeste, Macapá e Santana a sudeste, Mazagão a sudoeste e Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio a noroeste. Insere-se na microrregião de Macapá, na Mesorregião do Sul do Amapá.

Foi criado em 1° de maio de 1992.

Ainda não existe um levantamento oficial do município de Porto Grande. Sabe-se apenas que as terras foram desmembradas de Macapá. É rico em recursos naturais e possui uma grande área madeireira, constituindo a base de sua economia. A atração turística do município funciona dentro da própria cidade, com um belo balneário e o festival anual do abacaxi, realizado lá, atrai visitantes de todo o Estado.

Significado do Nome
Não se tem uma definição precisa da origem do nome Porto Grande. Contam os mais antigos que surgiu no tempo em que a colônia do Matapi era tão próspera em termos de produção agrícola que o fato da comunidade se reunir para comercializar o produto, lembrava um grande porto. Há ainda outra versão para o nome que, segundo alguns, surgiu do fato de haver existido uma mercadoria cujo nome era Porto Grande. 

Um paraíso natural diferente, exelente local para morar devido a tranquilidade em meio da simplicidade das pessoas que ali convivem.

Limites:
Ferreira Gomes a norte e nordeste, Macapá e Santana a sudeste, Mazagão a sudoeste e Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio a noroeste.