Macapá - AP
Macapá - AP

Capital             Macapá - AP                           
Área (km²) 142 814,585
Número de municípios 16
População estimada em 2010 668 689

 

 
Ferreira Gomes 1 - AP Ferreira Gomes 2 - AP Ferreira Gomes 3 - AP Ferreira Gomes 4 - AP

Ferreira Gomes - AP

Ferreira Gomes - AP Amapá - AP              
População 5 772
Ferreira Gomes é um município no centro do Estado do Amapá. A população estimada em 2005 era de 4.321 habitantes e a área é de 5047 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,78 hab/km².

Seus limites são Pracuúba e Tartarugalzinho a norte, Cutias a leste, Macapá a sudeste, Porto Grande a sudoeste e Serra do Navio a noroeste.

O município de Ferreira Gomes foi criado em 17 de dezembro de 1987. Dentre os fatores históricos de seu desenvolvimento até sua emancipação político-administrativa, destaca-se a condição estratégica que desempenhou como entreposto rodoviário no antigo traçado da BR-156.

Sua economia está baseada no desenvolvimento de atividades agropecuárias tradicionais e, mais recentemente, no investimento ao turismo para o qual vem colocando em prática a realização de eventos e a instalação de infra-estrutura destinada ao aproveitamento das ambientações paisagísticas e de lazer do município.

Se destacam economicamente no setor primário a agricultura e a pecuária. Também a criação dos gados bovino e bubalino, além da criação de suínos, constituem a principal atividade econômica do município.

No setor agrícola destaca-se a plantação da mandioca, cuja farinha misturada ao peixe resulta na famosa farinha de piracuí. Destacam-se ainda os plantios de milho e banana.

O setor pesqueiro do município vem gerando divisas para Ferreira Gomes, por já estar sendo exportado para outro locais. No setor secundário, embora o município seja rico em argila, não dispõe de grandes recursos para incrementar as indústrias. A despeito disso, e conforme informações disponibilizadas pelo Departamento Nacional da Produção Mineral, verifica-se interesse na pesquisa e exploração de minério de ferro no território do município. Possui também uma usina de industrialização de leites e derivados e algumas serrarias. Como nos outros município do Estado do Amapá, a principal geração de renda vem do funcionalismo público.

O município foi habitado inicialmente por cabanos. Já foi sede da Colônia Militar Pedro II (1840), implantada pelo major João Ferreira Gomes, cujo nome deu ao atual município.
Em 1944 foi construída a primeira escola rural, na gestão do capitão Janary Nunes, primeiro governador do então Território Federal do Amapá. Em 1966 é construído o Grupo Escolar Ceará. Em 17 de dezembro de 1987 o distrito de Ferreira Gomes se transforma em município, pela Lei Federal nº 7.639. Dista 140 quilômetros de Macapá, e é um dos municípios do Estado com grande potencial ecoturístico. Tem centro de saúde e postos médicos. Na sede do município, e em algumas localidades, parte dos habitantes dispõe de água tratada e esgoto. A partir das potencialidades municipais, foram traçados projetos de execução imediata. Implantação de um campo de mudas, recuperação de abertura de estradas vicinais
e trilhas de exploração e ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água.

Banhado pelo rio Araguary, é neste rio, dentro dos limites municipais que se situa a hidrelétrica Coaracy Nunes, e acontece o fenômeno da pororoca. Entre as inúmeras e exuberantes espécies florestais, existem em abundância ainda o Angelim, o acapu, a andiroba, a acariquara, a cupiúba, a maçaranduba e a quaruba.