Maceió - AL
Maceió - AL

Capital Maceió - AL                               
Area (Km²)   27.767,661
Números de Municípios 102
População estimada em 2010 3.120.922

 

 
Dois Riachos 1 - AL Dois Riachos 2 - AL Dois Riachos 3 - AL Dois Riachos 4 - AL

Dois Riachos - AL

Dois Riachos - AL Alagoas - AL          
População 10.879
Dois Riachos é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2004 era de 11.607 habitantes.

Moradores mais antigos de Dois Riachos contam que o primeiro habitante do local onde está hoje a cidade foi Miguel Vieira de Novaes. Sua chegada teria ocorrido em 1907. Outra versão, entretanto, conta que Miguel Vieira já teria encontrado alguns habitantes. Pouco tempo depois, outros alcançaram a região, para serviços de construção da estrada fazendo a ligação entre Delmiro Gouveia e Maceió. Miguel Vieira, muito conhecido no lugar, foi designado para chefiar a turma encarregada dos trabalhos naquele trecho. De espírito dinâmico, aproveitou a oportunidade e construiu um barraco onde começou um pequeno comércio, inclusive com hospedaria para viajantes, exatamente onde hoje está situada a Praça da Independência. Em 1936, a localidade foi atacado por um bando de cangaceiros chefiados por Corisco.

Nessa época, chegou a Garcia (como foi batizada a localidade) Júlio Firmino Lima, trazendo mais trabalhadores para os serviços da rodovia. Coube a ele a ideia da realização da primeira feira. O nome Garcia foi dado por causa do riacho de mesmo nome que passa pelo local.

O território de Dois Riachos pertencia à Santana do Ipanema até a emancipação política de Major Isidoro, quando passou a integrar o novo município. A situação permaneceu até 1960, quando as lideranças locais conseguiram sua autonomia administrativa através da lei 2.238, de 7 de junho.

Os pontos turísticos do município são a Pedra de Padre Cícero, a tradicional Feira do Gado e a localidade de Pai Mané. Entre as festividades destacam-se a Emancipação e a festa dos padroeiros, Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião.

Dois Riachos hoje é conhecida como sendo a cidade natal de Marta Vieira da Silva, que viveu na cidade até a adolescência. Marta é a jogadora de futebol mais conhecida do Brasil e do mundo, e conquistou cinco vezes o prêmio individual máximo da FIFA (a melhor jogadora do mundo de 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010). Marta já jogou na Suécia, pelo Umeå IK, e hoje é jogadora do time Sol, da California, nos Estados Unidos.