Maceió - AL
Maceió - AL

Capital Maceió - AL                               
Area (Km²)   27.767,661
Números de Municípios 102
População estimada em 2010 3.120.922

 

 
Jequiá da Praia 1 - AL Jequiá da Praia 2 - AL Jequiá da Praia 3 - AL Jequiá da Praia 4 - AL

Jequiá da Praia - AL

Jequiá da Praia - AL Alagoas - AL            
População 12.035
Jequiá da Praia é um município brasileiro do estado de Alagoas.

O município de Jequiá da Praia é o mais novo município do estado de Alagoas. Foi emancipado em 1998, através de uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal na ação direta de inconstitucionalidade de número 1881, liminar esta que se manteve até o ano de 2008, quando finalmente confirmou-se no mérito o status de município.

Separou-se de São Miguel dos Campos e Coruripe. Jequiá (jeki-a), na língua índigena tupi, significa cestos com muitos peixes.

Seu território abrange 338,60 km² e sua população estimada em 2004 era de 12.916 habitantes.

Jequiá da Praia é a cidade do litoral sul de Alagoas que mais apresenta cenários selvagens. As praias de Jacarecica do Sul, Povoado Barra de Jequiá, Lagoa Azeda e Pituba, e o povoado de Barra de Jequiá, apresentam clima quase sempre excelente.

Sua natureza guarda ecossistemas diversificados. No povoado de Barra de Jequiá, por exemplo, pode-se assistir ao encontro da Lagoa de Jequiá com o oceano Atlântico ou os manguezais. Na povoação de Lagoa Azeda está a lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e que dificultam a prática de esportes náuticos. As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados pelo homem.