Maceió - AL
Maceió - AL

Capital Maceió - AL                               
Area (Km²)   27.767,661
Números de Municípios 102
População estimada em 2010 3.120.922

 

 
Canapi 1 - AL Canapi 2 - AL Canapi 2 - AL Canapi 4 - AL

Canapi - AL

Canapi - AL  Alagoas - AL
População 17.248
O município de Canapi é relativamente novo e teve origem em uma propriedade denominada "Cavalo Morto", pertencente a Cipriano Gomes da Silva. A casa grande da fazenda situava-se onde hoje está a prefeitura. Em 1948 começaram os primeiros movimentos relacionados à formação do núcleo habitacional no lugarejo. Destacava-se Joaquim Tetê, considerado como o pioneiro na colonização. Atualmente, a avenida principal da cidade tem o nome dele. Na mesma época, chegou a Canapi Luis Bastos, funcionário do DNOCS, para construir uma ponte sobre o rio Canapi. As obras de implantação da BR-316 estavam alcançando o rio. Muitos trabalhadores vieram com Luis Bastos e logo se formou um aglomerado urbano. Foram construídos vários barracos e em pouco tempo era um povoado. Luis Bastos ficou entusiasmado com o movimento em Canapi e implantou uma feira, que despertou a atenção de moradores da região e de lugares vizinhos. Então, Joaquim Tetê resolveu batizar sua propriedade de Canapi Velho, considerando os aspectos do desenvolvimento do novo povoado. A primeira casa de alvenaria foi feita para ser um pequeno hotel. Em 1956 houve a construção da igreja - reformada e ampliada em 1970 - que hoje é a matriz de São José, padroeiro da cidade. O movimento de emancipação política teve à frente Eraldo Malta Brandão e Pompilho Brandão de Alcântara, chefes de famílias que também se instalaram na região e conseguiram grande controle político e administrativo. Em 1962, Canapi conseguiu autonomia administrativa. Suas principais festividades são a festa de Emancipação (22 de agosto) e do padroeiro São José (19 de março).

O município de Canapi est á localizado na região oeste do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com Itaíba e Manari (PE), a sul com os municípios de Inhapi, Senador Rui Palmeira e Poço das Trincheiras, a leste com Ouro Branco e Maravilha e a oeste com Mata Grande e Inhapi.O acesso a partir de Macei ó é feito através da rodovia pavimentada BR-316, com percurso em torno de 251 km, treze dos quais em piçarra

O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro. Temperaturas médias anuais de 29ºC.

A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.

O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta. A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo.

O município de Canapi encontra-se inserido na bacia hidrogr áfica do Rio São Francisco, sendo banhado apenas por tribut ários secundários, dos quais, os mais importantes são: a W e NW, o Rio Canapi e seus afluentes, os Riachos do Maurício, Cacimba Nova, do Taputo, da Onça, Salina, Cacimbinha, Pita Chinan e Pedra vermelha. Nas porções E e SE, a sub-bacia dos Rios Ribeira do Capi á e Capiá, com seus afluentes, os Riachos do Mel, do Trapiche, do Bezerro, do Touro, da Cobra, da Laje, Cari é, Mandacaru e Ana Ló. O padrão de drenagem é do tipo Pinado, uma variação do dendrítico e corre predominantemente no sentido N-S, desaguando no Rio São Francisco.