Maceió - AL
Maceió - AL

Capital Maceió - AL                               
Area (Km²)   27.767,661
Números de Municípios 102
População estimada em 2010 3.120.922

 

 
Major Isidoro 1 - AL Major Isidoro 2 - AL Major Isidoro 3 - AL Major Isidoro 4 - AL

Major Isidoro - AL

Major Isidoro - AL Alagoas - AL       
População 18.901
Major Isidoro é um município brasileiro do estado de Alagoas.

Antigo distrito de Sertãozinho. A colonização, no entanto, começou quando Antônio Jerônimo da Rocha comprou uma propriedade na região e se instalou com sua família. Dos filhos, apenas Isidoro manteve os negócios do pai, que era conhecido como o patriarca de Sertãozinho nome de uma de suas fazendas.

Isidoro lutou insistentemente pela emancipação. Em 1920, conseguiu que o Poder Legislativo, através da Lei 946, autorizasse o governo a elevar Sertãozinho a município. O governador não aceitou e manteve a área como distrito.

Só em 1949 foi concedida a emancipação, desmembrando Sertãozinho dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Nessa época, Isidoro já estava morto, mas os moradores decidiram fazer-lhe a homenagem, dando seu nome à cidade.

Além de boas terras para pastagens, Major Izidoro (Cidade, escreve-se com "z", devido um erro de grafia) destaca-se pela criação de gado, principalmente das raças nelore, holandês e guzerat, que lhe rendem o título de segundo maior produtor de leite do Estado.

Por ser um dos mais conhecidos da bacia leiteira de Alagoas, Major Izidoro não poderia deixar de ter um povo festeiro e hospitaleiro.

Significado do Nome

O município recebeu seu atual nome em homenagem ao Major Izidoro Jerônimo da Rocha, fundador do povoado, é realmente escrito com "Z" pois é assim que se escreve nas certidões de nascimento e casamento dos seus netos e na sua certidão de casamento.

Aniversário da Cidade

17 de Setembro

Festa do Leite

Festas juninas.

Festa do padroeiro - Santo Antônio, salvação das moças casadoiras da região. - Major Folia, logo após o carnaval.