Maceió - AL
Maceió - AL

Capital Maceió - AL                               
Area (Km²)   27.767,661
Números de Municípios 102
População estimada em 2010 3.120.922

 

 
Limoeiro de Anadia 1 - AL Limoeiro de Anadia 2 - AL Limoeiro de Anadia 3 - AL Limoeiro de Anadia 4 - AL

Limoeiro de Anadia - AL

Limoeiro de Anadia - AL Alagoas - AL                
População 26.992
Limoeiro de Anadia é um município que fica localizado na região central de Alagoas. Sua população é de 25.747 habitantes e sua área é de 316 km² (81,48 h/km²).

Limita ao norte com os municípios de Coité do Noia, Taquarana e Tanque d'Arca, ao sul com o município de Junqueiro, a leste com o município de Anadia, a oeste com o município de Arapiraca, e a sudeste com o município de Campo Alegre.

A cidade possui 16 postos de saúde, 1 Maternidade e 1 Centro de Saúde. Na educação, a cidade possui 7,250 vagas (redes estadual e municipal.

O Antonio Rodrigues da Silva - considerado o primeiro morador da área - deu origem ao povoado com apenas uma fazenda de gado.

As origens sobre a denominação da atual cidade são contadas pelos moradores mais velhos de várias formas. Duas são mais aceitas. A primeira delas conta que a grande quantidade de pés de limoeiro, serviam como sombras frondosas onde descansavam os exploradores e caçadores das matas da região. Já na outra versão, o nome do município é atribuído à construção - por Rodrigues da Silva - de uma capela em devoção à Santa Cruz e à Nossa Senhora da Conceição do Limoeiro. Pelo povoado ter se desenvolvido próximo à capela, ficou conhecido por Limoeiro. A junção de "Anadia" à denominação atribui-se ao fato da ligação anterior à sua emancipação com este município. Em 1879, houve sua integração a Junqueiro.

Passou a ser vila através de uma lei em 1882, sendo instalada apenas em 1883. Foi parte integrante da comarca de Alagoas (na época Marechal Deodoro) até 1883, quando passou a pertencer a Penedo. Anos depois, foi anexado à comarca de Anadia. A criação definitiva do município se deu no dia 31 de maio de 1882.

A região passou por profundas e diversas transformações administrativas e territoriais. Um de seus maiores prejuízos foi ter perdido, em 1929, o distrito de Arapiraca, que conseguiu superá-la economicamente, tornando-se uma das cidades mais prósperas de Alagoas. Limoeiro de Anadia destaca-se ainda por duas de suas principais festividades: a festa da padroeira e a da emancipação política, ambas atraindo muitos visitantes.