Maceió - AL
Maceió - AL

Capital Maceió - AL                               
Area (Km²)   27.767,661
Números de Municípios 102
População estimada em 2010 3.120.922

 

 
Jacuípe 1 - AL Jacuípe 2 - AL Jacuípe 3 - AL Jacuípe 4 - AL

Jacuípe - AL

Jacuípe - AL Alagoas - AL
População 6.986
Jacuípe é um município brasileiro do estado de Alagoas. Localiza-se a uma latitude 8° 50' 31" sul e a uma longitude 35° 27' 36" oeste, estando a uma altitude de 200 metros. Sua população estimada em 2009 era de 7 045 habitantes e a área do munícipio é de 217 quilômetros quadrados.

Ainda existe na cidade a primeira capela, próxima ao cemitério municipal. Em 1964 foi construída a igreja matriz de São Caetano de Thiene, padroeiro da cidade.

São antigos os movimentos do homem no desbravamento da região Norte de Alagoas. Segundo os historiadores, colonizadores vindos de Porto Calvo no século XVII foram os primeiros a chegar à região, onde está Jacuípe, antigo Jacutinga. Ainda de acordo com os historiadores, os donos das terras eram os índios, que mantiveram boas relações com os brancos, formando um pequeno lugarejo que foi crescendo aos poucos até tornar-se uma comunidade.
A primeira capela construída na povoação ainda existe, próxima ao cemitério. Em 1946, foi construída a igreja matriz de São Caetano, padroeiro do município.
Os primeiros moradores foram Horácio Pedrosa, Miguel Moraes da Silva e Graciliano Pedrosa.
A comunidade que crescia começou a cobrar melhores serviços e mais atenção de Porto Calvo, a quem pertencia. Sem assistência, os moradores iniciaram um movimento pela emancipação. Destacaram-se Mário Acioly Wanderley, Alcides Moreira da Silva e Manoel Bezerra Cavalcante. Jacuípe foi elevado à categoria de município autônomo em 1958.  

Significado do Nome

Jacuípe, cujo topônimo foi dado em razão do rio Jacuípe cortar seu território, sempre teve o movimento ligado a Palmares, em Pernambuco, pela facilidade de acesso.