Maceió - AL
Maceió - AL

Capital Maceió - AL                               
Area (Km²)   27.767,661
Números de Municípios 102
População estimada em 2010 3.120.922

 

 
Belo Monte - AL - 1 Belo Monte - AL - 2 Belo Monte - AL - 3 Belo Monte - AL - 4

Belo Monte - AL

Belo Monte - AL   Alagoas - AL      
População 7.032
Belo Monte é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2008 era de 7.238 habitantes.

A exploração do rio São Francisco, a partir de 1950, possibilitou uma série de novas descobertas aos desbravadores da região. Ao atingir o rio Ipanema, foi encontrado, à sua margem, um caminho aberto para o interior, descobrindo, na verdade, o caminho que levava a Pesqueira, em Pernambuco. Exatamente no ponto de encontro entre os dois surgiu um núcleo populacional, onde missionários, colonizadores e comerciantes dos centros maiores faziam seus negócios - hoje ficou conhecido com Barra de Ipanema.

Foi dessa localidade que partiu um cidadão - cujo nome não foi registrado - com destino à região atualmente ocupada pelo município de Belo Monte, iniciando seu trabalho com a fundação de uma fazenda de gado. O curral da propriedade ficava onde hoje é a casa número 70, na Praça Epaminondas Machado,. e até hoje podem ser encontradas nas rochas as ruínas da casa grande.

A Lei Provincial nº. 960, de 1885, criou a freguesia. Em 1886, foi elevada à condição de vila, já com o nome de Belo Monte. Daí por diante sofreu muitas modificações em sua estrutura político-administrativa. Foi anexada e incorporada por outros municípios várias vezes. Em 1947, a sede foi transferida para a então Vila de Batalha, permanecendo Belo Monte um distrito. Só em 1958 conseguiu sua autonomia.

sua sede está a 9º. “49’ 20” de latitude e 37. º 16’ 12’ de longitude Oeste de Greenwich (W. Gr.), a sua altitude (sede) é de 48 metros. Possui uma área de 334,8 km², ocupa dentro do território alagoano o equivalente a 1,65% do total. Portanto está 20º lugar em extensão territorial, distando da capital 220 km.

Integra a bacia leiteira. As sua terras, embora ricas em sais minerais e o solo não seja pobre, não existem chuvas regulares. É sertão bruto e sofredor, sendo totalmente atingido e flagelado pelas secas. Há abundância de minérios, como calcário, amianto, mármore, mica e ferro, entre outros.

Belo Monte está situado na zona fisiográfica do Sertão do Baixo São Francisco, e possui um clima semi-árido, quente e seco.

A sua temperatura nem sempre é uniforme, dadas as irregularidades de relevo, variando entre 38°; a mais alta é 22°, a mais baixa, com uma média de 26°. Apesar das altas temperaturas durante o dia, as noites são amenas.

Há basicamente duas estações anuais: inverno, com chuvas fracas entre os meses de março a agosto, e verão, com fortes trovoadas entre agosto a março.

A vegetação predominante é a do tipo das caatingas, com árvores de médio porte, entremeadas de cactáceas (mandacarus, xiquexiques, facheiros, macambiras e gravatás). Lamenta-se, porém, a impiedade das vegetações, sem nenhum princípio racional de aproveitamento ou reflorestamento, causando até mesmo o desaparecimento de algumas espécies.

Como em todo o município a vegetação predominante é a caatinga, fica difícil oferecer habitat favorável aos animais. Lamenta-se, entretanto, que o homem, através da caça, propicie a eliminação de muitas das espécies animais.